sábado, 7 de fevereiro de 2015

O "S" em He, She, It...

Qual a origem do "s" quando usamos a 3ª pessoa do singular? Por quê é  "He plays" e "I play"?

Bem, um aluno me fez essa pergunta e pesquisei algumas fontes e acabei chegando no Quora.com, numa reportagem de Larissa Gilotti (veja aqui), que trouxe a seguinte informação:

É uma explicação simplificada da filologia da Língua Inglesa:

No Inglês Arcáico certas classes de verbos eram conjugadas na terceira pessoa do singular com as terminações  -þ, -eþ, -aþ (pronunciadas com os sons de 'th', 'eth', 'ath', respectivamente).
Então, por exemplo, o verbo do Inglês Arcáico 'lufian' (to love) era conjugado 'heo lufaþ' (she loves); o verbo 'werian' (to defend) era conjugado 'he wereþ' (he defends).

No Inglês Medieval, a terminação 'eþ'/'aþ' virava 'eth',, como em (e talvez mais familiar) 'she luveth' e 'he defendeth' (mas leve em consideração que no Inglês Medieval haviam muitos dialetos e portanto, muitas formas diferentes de dizer 'she loves'e 'he defends' entre 1066 ~ 1485). 

À medida que o Inglês Medieval evoluiu e era usado em diferentes áreas da Inglterra nos últimos anos da Idade Média, essa terminação verbal tornou-se 'es'. Sendo assim, esses verbos eram conjugados 'she luves' (que se pronuncia 'shay loov-ess') e 'he defendes' (que se pronuncia 'hay deaf-end-ess').
A Língua Inglesa continuou evoluindo e agora ficamos com o 's' na conjugação da terceira pessoa do singular! Ou seja, como todos nós conhecemos, 'she loves' e 'he defends.'

Nota: Tenho que agradecer ao Moises Maciel pela pergunta que originou essa postagem!

Fonte: Quora
Imagem: Google Images
Tradução: Eu, oras!

Tem alguma sugestão, pergunta ou fato interessante? Entre em contato clicando aqui.